Plantão
Saúde

Unhas podem dizer muito sobre a sua saúde

Publicado dia 12/07/2016 às 00h10min
É verdade que as unhas são um reflexo do organismo e indicam problemas de saúde do corpo todo?

As unhas não servem apenas para passar a infinidade de cores de esmaltes que atualmente lotam as prateleiras das lojas. Pelo contrário, elas atuam com uma importante vitrine do nosso corpo que pode indicar diversos problemas de saúde. É importante sempre estar atento. Veja abaixo algumas informações importantes para cuidar melhor das suas unhas e do seu corpo:

É verdade que as unhas são um reflexo do organismo e indicam problemas de saúde do corpo todo?

As unhas, na maioria das vezes, quando apresentam alguma alteração estética são sinônimos de falta de alguma vitamina ou nutrientes. Porém, às vezes, podem representar manifestações de doenças de pele, como psoríase, e até de doenças hepáticas, cardíacas e intoxicações.

Quais são os cuidados que devemos ter com elas? A recomendação muda quando o frio chega?

A recomendação é a mesma o ano todo: não ficar ficcionando as unhas, para que não se tornem frágeis e quebradiças, e sempre hidratá-las com um creme, geralmente, à base de substâncias como a uréia, lactato de amônia, vitamina E, ceramidas e ômegas-3 e 6.

Quais são os fatores que acabam com a saúde e a beleza das unhas?

Esquecer-se de hidratá-las, fazer dietas muito radicais, ficar friccionando-as e abusar de substâncias que as desidratem, como a acetona. 

É verdade que devemos ficar um tempo sem esmalte, pois, do contrário, elas ficam fracas e amarelas?

Isso é dito popular. O certo, sim, é usar um esmalte de qualidade e sempre manter as unhas hidratadas.

É verdade que os esmaltes escuros fazem com que elas fiquem mais fortes? E que a acetona tem o efeito oposto?

O tom do esmalte não altera densidade o dureza d as unhas. O mesmo não pode ser dito da acetona que, de fato, deixa-as frágeis, pois deixa as unhas desidratadas com muita frequência.

Manchas brancas nas unhas

O que elas podem significar?

As manchas brancas podem representar desde doenças próprias das unhas, como a micose de unhas, doenças de pele, como psoríase e líquen plano, passando até por deficiências vitamínicas. É para se ter um tratamento específico para a causa desta unha branca, impedindo principalmente a lesão da matriz das unhas que podem deixar a unha alterada para sempre.

Como o diagnóstico é feito?

Geralmente, um bom exame dermatológico já é o suficiente. Se o médico tiver algum tipo de dúvida, pode proceder com raspados da superfície da unha, bem como biópsia da matriz da mesma. Se for falta de vitamina,  geralmente, os polivitamínicos comerciais já suprem estas deficiências. No entanto, eles só devem ser ingeridos se esta causa for de fato comprovada por um dermatologista.

Se o caso for causado por micose, com medicamentos antifúngicos, geralmente, por via oral, em um período que varia de seis a 12 meses, é possível acabar com as micoses de unha

Manchas pretas

O que elas podem significar? 

Na grande maioria das vezes, são fruto de trauma, que gera um hematoma sub-ungueal. No entanto, pode também representar um melanoma.

Qual a importância de procurar o médico?

No caso de hematoma, mais para que o médico prescreva medicamentos para aliviar a dor e ver se não houve fratura óssea subjacente. No caso do melanoma, impedir que o tumor progrida e dê metástases corporais. O exame é feito com exame dermatológico e com a dermatoscopia, ambos rápidos e fáceis de fazer.

Manchas amarelas

O que pode significar?

Geralmente, significam ingestão aumentada de betacaroteno, mas, no caso de pacientes com hepatites, podem representar insuficiência hepática, devido à icterícia. Em alguns casos, pode ser devido à nicotina em fumantes crônicos. A verde, geralmente são devido a infecções bacterianas.

Como o diagnóstico é feito? 

Na maioria das vezes, com um exame dermatológico, seguido na suspeita de hepatopatia, de exames sanguíneos. Se o alto consumo de betacaroteno for alto é preciso diminuir imediatamente o consumo do mesmo. 

Fonte: Dr. Adilson Costa

Mais Populares

Corajosos - Filme

09 de março de 2017 |   436

Agenda do Mês de Março de 2017

08 de março de 2017 |   334

ÚLTIMAS Notícias

Assembleia de Deus cogita criar partido político

19 de março de 2017 às 08:51:49

Escolha sua Rádio preferida

18 de março de 2017 às 11:14:15

Fale Conosco

São Paulo/SP São Paulo/SP
(11) 98669-7122 | (11) 99682-7728 |
contato@adredencao.com.br